Contactos

Rua Domingos Saraiva, Nº 6
2725-286 Algueirão-Mem Martins

219 229 450/8

219 229 459

geral@jfamm.pt

2ª feira a 6ª feira
das 9:00 às 17:30

 

Durante cinco dias, a Youth Coop e a Junta de Freguesia de Algueirão-Mem Martins realizaram uma ocupação de tempos livres, totalmente gratuita, voltada para adolescentes, entre os 14 e os 20 anos.


Numa altura em que muitos ficam sem ter o que fazer, esta semana surgiu como uma alternativa viável e, pelo feedback dos jovens, valeu bastante a pena.
Foi uma semana, com diversas actividades e jogos de grupo, voltada para a temática ambiental, sempre como uma linguagem adaptada aos adolescentes.


Edite Pereira, uma das coordenadoras deste projecto, afirmou que o objectivo foi levá-los a reflectir, de uma forma divertida: “Ao longo da semana tivemos diversas iniciativas, onde o objectivo foi o de levá-los a reflectir sobre a comunidade e a freguesia, como é que esta temática se liga à freguesia e o que é que eles podem fazer, enquanto jovens para lutar por isto também”.


Entre as diversas actividades feitas, destacam-se a recolha de lixo, uma acção com os escuteiros, pedipaper, visita ao quartel dos bombeiros, conhecer o funcionamento de um Tribunal do Ambiente e, ainda, o encontro com o presidente da Junta de Freguesia, Válter Januário. “O objectivo deste momento foi o de aproximar o poder local, a Junta de Freguesia, aos jovens. Porque é uma temática recorrente, que eles associam a algo negativo e nós queremos desmistificar isso e, também, do outro lado, mostrar aos políticos qual é a realidade dos jovens de hoje em dia”, afirmou Edite.


Esta foi a primeira semana, de um projecto pioneiro na freguesia, voltado para jovens entre os 14 e os 20 anos, que normalmente não são abrangidos nas actividades de tempos livres.
Está agora agendada outra semana semelhante que deverá ser realizada, até ao final do ano, desta vez com a vertente social.