Contactos

Rua Domingos Saraiva, Nº 6
2725-286 Algueirão-Mem Martins

219 229 450/8

219 229 459

geral@jfamm.pt

2ª feira a 6ª feira
das 9:00 às 17:30

 

É a feira mais saloia da região e já conta com 250 aos de existência, onde antigamente vinham produtores vender os seus excessos das colheitas hortícolas e frutícolas, comprar semente, instrumentos de trabalho e não só… também aqui vinham solteiros à procura de casamento.


A Feira das Mercês foi uma organização da Câmara Municipal de Sintra e da Junta de Freguesia de Algueirão-Mem Martins, onde durante 6 dias, voltou-se atrás no tempo, recriou-se toda a etnografia saloia e manteve-se a tradição.

Por toda a festa podia adquirir-se produtos da região, com bancadas de frutas e legumes dos produtores locais, artesanato local e ainda muita diversão. Como é normal nas feiras, não podiam faltar as rulotes e carroceis que faziam as delícias aos visitantes.

Mas, numa feira com 250 anos de existência, o principal era mesmo mostrar o que o nosso país tem de melhor. Ouviu-se o cante alentejano, houve espetáculos de folclore… e celebrou-se a vida que sempre caracterizou esta zona do país.

No arraial montado por seis dias, passaram artistas como Emanuel (no dia 20), Romana (no dia 26) e Maxi (no dia 27) que foram os cabeça de cartaz da Feira Saloia deste ano. A festa, que encerrou no dia 28 de Outubro, despediu-se com uma missa, seguida de procissão ou não fosse esta uma festa em honra da Nossa Sra das Mercês.