Agenda de Eventos

Não existem eventos programados!

O Som e a Fúria

Categoria
Eventos
Última data
sábado, 13 de dezembro de 2014 21:00

a partir do romance homónimo de William Faulkner

com direção artística de Pedro Alves

adaptação de Alexandre Sarrazola

interpretação de Filipe Araújo, João Cabral e Ruben Chama

 

Nessa altura, em 1861, já os destinos do país, da nação, do Sul, do Estado, do condado, remoinhavam na descida para o fundo do precipício; não que o Estado, o Sul, tivessem consciência disso, porque, durante os primeiros segundos, uma queda assemelha-se sempre a uma ascenção.

«Requiem por uma Freira», Wiliiam Faulkner

 

«O Som e a Fúria» é o segundo espetáculo de uma trilogia que o teatromosca dedica à literatura americana (em 2013 apresentou «Moby Dick» de Herman Melville e em 2015 será a vez de «Meridiano de Sangue» de Cormac McCarthy).

 

A partir do romance homónimo de William Faulkner (Prémio Nobel da Literatura em 1949), adaptado por Alexandre Sarrazola, «O Som e a Fúria» desfia, através de Benjy (Ruben Chama), Quentin (Filipe Araújo) e Jason (João Cabral), a ruína da família Compson, antigos aristocratas do sul dos Estados Unidos. Cada um deles centra a sua narração na relação (verdadeira ou imaginada) com Caddy, a única filha da família. E é esta viagem pela verdade de cada um dos irmãos, isolados, presos no passado, que nos dá conta da desintegração da família e da sua reputação.

 

O desafio de trazer à cena este romance passa por trabalhar um texto em que a história não evolui de forma tradicional, em que parece não haver futuro e o presente é sempre um acontecimento passado. E é precisamente esta noção de Tempo que Pedro Alves explora nesta passagem para teatro do romance de William Faulkner.

 

O espetáculo é uma coprodução com o Quorum Ballet, o Theatro Circo de Braga, o Arte Institute de Nova Iorque, o Teatro Estúdio Fonte Nova/Festival de Teatro de Setúbal, a Embaixada dos EUA e o Festival Internacional de Teatro de Setúbal, com o financiamento do Governo de Portugal – Secretário de Estado da Cultura/Direção-Geral das Artes, e conta ainda com as interpretações do músico Ruben Jacinto e das bailarinas Catarina Correia, Inês Pedruco e Margarida Costa.

 

12 e 13 dezembro | 21h

Auditório Municipal António Silva [CACÉM]

Rua Coração de Maria, 1 - Shopping do Cacém 2735-470 Agualva-Cacém

 

Preço | 5 € (preço único)